Onde comer em Amsterdam
Embora não seja considerada a capital gastronômica da Europa, Amsterdam tem uma grande variedade de restaurantes, principalmente de lugares exóticos como Indonésia e China.
Pratos típicos de Amsterdam
Esses são alguns dos pratos tradicionais da cozinha holandesa:
- Patat: Um alimento que se destaca entre as comidas típicas de Amsterdam (assim como em Bruxelas) são as batatas fritas, que costumam ser servidas em um cone de papel acompanhadas de muita maionese ou outros molhos.
- Maatjes haring: Os arenques crus são vendidos como tira-gosto nas barracas de rua de Amsterdam. Costumam ser acompanhados de cebola ou picles e devem ser comidos inteiros, segurando sempre pelo rabo.
- Kaas: Os queijos (em holandês kaas) holandeses são muito conhecidos e há alguns muito bons, como o Gouda e o Edam.
- Bitterballen: As bitterballen são umas almôndegas muito fritas acompanhadas de mostarda que costumam ser servidas como petiscos nos bares.
- Hutspot: Hutspot é um prato muito apropriado para comer em Amsterdam durante os frios invernos. Trata-se de um refogado de carne com purê de batatas e cenouras.
- Erwtensoep: Erwtensoep é o nome praticamente impronunciável da consistente sopa de ervilhas típica da Holanda.
Muito fast food
Em Amsterdam, há muitas opções para os que não gostam de perder tempo comendo tranquilamente nos restaurantes: desde a opção dos típicos kebabs ou redes de fast food, como Mc Donalds, Burger King e KFC, até uma rede de comida oriental chamada Wok to Walk.
Os estabelecimentos de fast food mais conhecidos de Amsterdam são os famosos FEBO, que têm dezenas de máquinas expedidoras nas quais você pode encontrar cachorro quente, croquetes, hambúrguer e um longo etc. a qualquer hora do dia.
A cerveja
A bebida de Amsterdam é a cerveja, uma cultura para os holandeses.
Uma das cervejas holandesas mais conhecidas é a Pils, uma clara muito espumosa. As marcas mais conhecidas de Pils são Heineken e Grolsch. Outra boa cerveja é a Witbier, com um aspecto mais claro e turvo, que costuma ser servida com uma rodela de limão. Para os preferem uma cerveja escura mais doce, a melhor opção é a Bokbier.
Preços
Se falamos da comida de Amsterdam, não se trata de uma cidade muito barata. O preço médio dos menus nos restaurantes costuma ficar um pouco acima de €20 (US$21,20) por pessoa. Para os que preferem uma opção mais econômica, sempre há a possibilidade de recorrer a um fast food, já que eles não faltam na cidade.
Horário
Assim como na maior parte da Europa, o horário do almoço é similar ao brasileiro, mas o jantar costuma ser mais cedo. O horário do almoço costuma ser entre as 12:00 e as 14:30 e o jantar é servido entre as 17:30 e as 21:00 ou 22:00 horas. Se você quiser jantar mais tarde, não terá problemas nos restaurantes de fast food.
Zonas para comer em Amsterdam
Embora seja possível encontrar restaurantes e redes de fast food por toda a cidade, as zonas mais recomendadas para comer são os arredores da Praça Dam e da Praça Spui. No jantar, a zona mais agradável e animada é Leidseplein.